quarta-feira, 1 de agosto de 2007

A Paixão (segundo S. Nicolau da Viola)..

Hoje, no carro, estava a ouvir rádio e às tantas dei comigo a trotear... com o Rui Veloso.. "A Paixão (segundo S. Nicolau da Viola)"..
Gosto muito do Rui Veloso.. oiço sempre as suas músicas com muito agrado.. (muitas vezes peço a quem está comigo para não falar enquanto oiço a canção).. Gosto das músicas.. gosto das letras.. gosto de voz... Gosto muito... e pronto!

Recordo que há muitos anos.. a primeira vez que ouvi esta canção... comovi-me com a letra.. fiquei emocionada pela paixão "dele".. com o amor que a letra da cançao transmite....

" Ai o que eu passei só por te amar
a saliva que eu gastei para te mudar
mas esse teu mundo era mais forte do que eu
e nem com a força da música ele se moveu

Mesmo sabendo que não gostavas
empenhei o meu anel de rubi
para te levar ao concerto
que havia no Rivoli"....

Hoje, ao ouvir a letra com atenção... pensei uma coisa completamente oposta... Achei-"o" um grande egoista.. " a saliva que gastei para te mudar" .. etc.. etc..
Como é que se ama alguém tanto, como ele diz.. e afinal faz tudo para mudá-la? Não a quer como ela é.. mas sim como ele gostaria que fosse?? Isso é amor?? Continuo a gostar da canção mas... já não me emociona.. já não a oiço com a mesma paixão..

E chego à conclusão que o tempo e a nossa experiência de vida fazem-nos ver as coisas de modo diferente.. talvez hoje eu seja mais realista.. embora continue a gostar de sonhar...
Eu penso que quando se gosta mesmo de alguém temos de aceitar essa pessoa como ela é.. não pode nunca passar-nos pela cabeça mudá-la... porque ninguém muda! Pode-se mudar um bocadito, uma ou outra atitude.. por amor pode-se ceder muito.. mas no fundo.. lá dentro.. não mudamos... e como geralmente é sempre o mesmo que cede.. cansa-se.. e as coisas acabam por correr mal.. como correram n' A Paixão... e eu, que há muitos anos, ao ouvir esta canção, tive pena dele e comovi-me por ela ter ido embora... hoje acho que ela fez bem!


9 comentários:

Mocinha_Madura disse...

Gostei tanto do que escreveste! Mudar o modo de pensar faz parte do nosso crescimento interior não é?

E concordo com imensas coisas, mas, embora eu não me lembre agora do resto da letra da canção(que é lindíssima), nos versos que transcreveste eu faço outra interpretação...eu acho que ele não desejava mudá-la no sentido de a moldar a ele, o que eu acho é que ele a amava e não era correspondido!! E tentou, tentou e tentou...em vão!...porque o amor sente-se, não se impõe...por muito que isso possa custar quer a quem ama quer ao outro.
Esta é a minha leitura....sabe-se lá porquê!

Está lindo o teu artigo. Parabéns!

1 bjo

AmSilva® disse...

concordo com a mocinha_madura, tambem sou da opinião que ele (Carlos T., o autor da letra) amava-a, era mesmo doidinho por ela, mas ela não lhe ligava nenhuma, teria mesmo a atitude de o ignorar, aceitando apenas ir ao cinema por insistencia dele, ele que empenhou até a vida para a convencer, mas acabou por ver que afinal ela; não era para ele...
Quantas vezes na vida nos empenhamos em agradar a alguém que nem sequer nota a nossa presença??
esta é a minha maneira de ver...

Capitão Merda disse...

Eu só gosto de quem gosta de mim!

4ever... or never disse...

.. e fazes bem, Capitão! Só gostava que me explicasses como se faz isso.... gostar só de quem gosta de nós... É que eu não consigo dar essa ordem ao meu coração.. o danado gosta de quem lhe apetece, nao liga nenhuma ao que eu lhe digo!

Quanto à opiniao da mocinha_madura e do amsilva.. nao vou comentar isso ja porque preciso de tempo e espaço para lhes dar o meu ponto de vista.. fá-lo-ei num post, ok?
Obrigada por me dizerem o vosso ponto de vista..vou analisar melhor o meu.. posso estar a ver mal a situaçao.. mas não me parece!

Kátia disse...

Eu gosto muito dessa canção e eu acho que a letra fala justamente sobre alguém que fez o possível pra agradar...
Mas,não querendo estender sobre a questão só digo que concordo com ele que não se ama uma pessoa que não ouve mesma canção.
No mais,sou fã do Rui Veloso.Que é tão maravilhoso quanto o Caetano.
Bom final de semana.

Unknown disse...

Quando se ama quem não nos ama, o que nos separa não são as diferenças, é antes a sua indiferença.

Storm disse...

concordo com a dass... muito :s
a indiferença mata qualquer coisa ou melhor, vai matando.
beijos e boa semana

Teté disse...

Dei aqui uma espreitadela, nem queria acreditar...
Coisas e loisas, coincidências?! Volto para ler com mais atenção, mas garanto que nunca aqui tinha estado...
Jinhos

Vanessa disse...

Olá já voltei de férias e também já respondi ao desafio das casualidades.

Beijocas